Postado dia 05/01/2022 às 02:01

Hospital São Roque alerta sobre tempo de espera em atendimentos

O Hospital São Roque, de Carlos Barbosa, alerta que a quantidade de pacientes que acessam a estrutura de fluxo respiratório do Pronto Socorro da instituição tem aumentando consideravelmente nos últimos dias. Em função disso, é provável que o tempo de espera para atendimentos se torne maior do que o usual nos horários de pico. 

A média de atendimentos respiratórios, que nos últimos dias de 2021 era de cerca de 22, chegou a 52 no dia 4, terça-feira, o que fez o tempo de espera por assistência chegar a até 50 minutos. De acordo com os registros do Pronto Socorro, os horários de maior maior movimentação são entre 9h e 12h e das 17h às 21h. 

Para amenizar os impactos do aumento da quantidade de pacientes, o São Roque tomou uma série de medidas. Entre elas, está o reforço nas equipes multiprofissionais e a aplicação de medicações de ação rápida, que não necessitem de tempo de observação. Contudo, cabe lembrar que mesmo assim a capacidade de ampliação da estrutura é finita e, caso o número de atendimentos continue a tendência de aumento nos próximos dias, o hospital estará próximo de atingir sua capacidade máxima.

Os pacientes que estão buscando atendimento apresentam sintomas leves na maioria dos casos, o que não gera ainda impacto nas internações, porém sobrecarrega o Pronto Socorro. Vale ressaltar que para pacientes assintomáticos ou que apenas tiveram contato com outras pessoas positivas para Covid-19 ou Influenza, cujo objetivo seja realizar algum tipo de exame, não devem procurar a emergência do Hospital São Roque para atendimento.

Quem deve procurar o Pronto Socorro

Todo quadro gripal (tosse, febre, dor de garganta) precisa ser investigado, mas nem sempre é necessário o comparecimento ao Pronto Socorro. Em casos considerados leves, cujos sintomas são similares aos de uma gripe comum (tosse, mal-estar, coriza, dor de cabeça, diarréia e/ou dores musculares), o sistema de saúde está organizado para oferecer orientações por telefone.

Ou seja, antes de comparecer ao Pronto Socorro, os pacientes que possuem plano de saúde Tacchimed têm à disposição, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 18h, o (54) 3455 4170 / (54) 3455 4172. Já os pacientes do SUS devem buscar orientações no telefone da Unidade Básica de Saúde do município: (54) 3461 8940.   

A sensação de “respiração pesada ou difícil”, febre mantida por mais de 48 horas (mesmo usando medicação antitérmica), ou cansaço importante, são sintomas que exigem busca presencial pelos serviços de saúde. 

Atendimentos não respiratórios

Os atendimentos de Pronto Socorro não relacionados à doenças respiratórias também têm registrado uma quantidade de casos acima do normal, sobretudo em intercorrências relacionadas a acidentes de trânsito. O tempo de atendimento varia de acordo com a classificação de urgência realizada pelos profissionais de saúde, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde. 

Covid-19 ou Influenza?

Além da Covid-19, o vírus Influenza também circula na comunidade. Os sintomas iniciais de ambas doenças são bastante semelhantes, por isso não é possível definir o diagnóstico apenas pela análise do profissional de saúde. Para isso, é necessária a realização dos testes. 

Contudo, em função da orientação do Ministério da Saúde, os testes não são aplicados em pacientes com sintomas leves. Todavia, a orientação para esses casos é o mesmo para Influenza e Covid-19 e por isso não há impacto no tratamento. Ambos exigem isolamento de 7 a 10 dias. 

Em quem o exame é realizado

Por orientação do Ministério da Saúde, a realização dos testes de Influenza é restrita aos casos que necessitam de internação hospitalar. Ou seja, nem todos os casos considerados suspeitos passam por testes para determinar a presença efetiva do vírus. Os testes de Covid-19 são realizados em todos os suspeitos. 

Prevenção

A Covid-19 e a Influenza são transmitidas por via respiratória e os cuidados preventivos são muito semelhantes. Entre as principais orientações, estão: evitar aglomeração; utilizar corretamente a máscara, cobrir nariz e boca; manter os ambientes ventilados e o isolamento das pessoas que estão com algum sintoma respiratório.

A vacinação é outro ponto fundamental e há imunizante para ambas disponíveis no serviço público de saúde. No início da vacinação contra a Covid-19, era recomendado evitar a aplicação simultânea das duas vacinas, mas isso já não é necessário. É possível e seguro fazer as duas vacinas no mesmo dia.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO