Postado dia 17/09/2021 às 10:09

Hospital São Roque realiza primeira enucleação de córneas

O Hospital São Roque realizou, na última semana, o primeiro procedimento de enucleação de córneas da história da instituição. O novo serviço, que tem a coordenação da Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes ( CIHDOTT) do Tacchini Sistema de Saúde, foi habilitado recentemente na casa de saúde de Carlos Barbosa. 

As córneas foram retiradas após a constatação de óbito do doador e a subsequente autorização dos familiares. Elas foram encaminhadas para o para o Banco de Olhos do Hospital Geral, em Caxias do Sul, onde devem permanecer armazenadas até a realização do transplante no receptor. 

Primeira profissional a concluir o curso de capacitação do Hospital São Roque, a enfermeira Elisângela Marques Accorsi foi a responsável pela primeira enucleação da instituição. A formação foi realizada junto ao CIHDOTT, no Hospital Tacchini, que possui mais de 20 anos de experiência neste tipo de procedimento. 

“É simbólico que tenhamos realizado a primeira enucleação de córneas em setembro, que é um mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos. Por isso, peço que todos que desejam ser doadores comuniquem às suas famílias. Ao dizer sim para o processo de captação de órgãos, podemos estar salvando muitas vidas”, avalia. 

Setembro Verde

O Setembro Verde chama a atenção para a redução dos transplantes e do número de doadores, em função da covid-19. Somente na primeira onda da doença, o número de transplantes realizados em todo o mundo caiu 31%, de acordo com pesquisa publicada no jornal científico The Lancet Public Health. O estudo considerou dados de 22 países, espalhados por quatro continentes, e indica que 11.253 cirurgias desse tipo deixaram de ser efetuadas no ano passado, o que significa uma redução de 16% ao longo de 12 meses. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO